A utilização de ferramentas tecnológicas para garantir a qualidade dos alimentos traz benefícios para as empresas, sobretudo, por permitir um aumento da eficiência operacional e da tomada de decisão com base em dados fiáveis e tempestivos. Em termos de eficiência operacional, o uso de uma ferramenta como a SARA HACCP garante a automatização e a simplificação de muitos dos processos relacionados com o controlo de qualidade dos alimentos, nomeadamente, o planeamento dos procedimentos de higienização e manutenção das instalações e equipamentos, o controlo de temperatura, a rastreabilidade dos produtos e a gestão de fornecedores. Isto permite que as empresas otimizem a sua operação, reduzindo o tempo e os recursos gastos nessas tarefas.
O software recolhe e analisa dados em tempo real, disponibiliza informação vital, orientada para a tomada de decisão e a atuação imediata. As ações corretivas e preventivas podem ser implementadas em tempo útil, com óbvios ganhos de produtividade. Acresce que se torna mais fácil fazer refletir a análise de desempenho do sistema nas políticas de incentivos das empresas.
Tem um impacto muito positivo. Por um lado, fornece uma plataforma uniformizada de suporte ao sistema de gestão de HACCP em todas unidades de ensino, tornando-a numa ferramenta privilegiada de controlo de qualidade e que pode ser gerida de forma centralizada. Por outro, facilita o envolvimento dos alunos em matéria de controlo de sistema de segurança alimentar, pois, estes trabalham num ambiente misto – real e pedagógico -, preparando-os para um futuro profissional que obriga a deter competências no âmbito da monitorização continua da gestão alimentar, de forma mais abrangente. O software pode ajudar a melhorar o processo formativo e operacional dos alunos e formadores, oferecendo acesso a recursos educacionais, promovendo a aprendizagem interativa e prática e a comunicação e colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional.
A SARA HACCP tem delineada uma estratégia de marketing que coloca ênfase na necessidade de efetuar um conjunto de dinâmicas de “capacity building” e de “awareness building” relativamente à segurança alimentar. Desde o início que a equipa tem estado ativa no apoio e na disseminação de boas-práticas, chamando a atenção dos profissionais, técnicos, estudantes e do público em geral para o tema em questão. É um contributo pequeno, mas, que, sendo reiterado, vai produzindo alguns resultados. Claro que as grandes ações são fundamentais. E este ano comemora-se pela quinta vez o Dia Mundial da Segurança de Alimentos, este dia foi criado com o intuito de chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detetar e gerir riscos de origem alimentar. O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 2023 é “Normas alimentares salvam vidas”. A escolha do tema tem como objetivo reconhecer a importância dos padrões de controlo de alimentos em todo o mundo para manter os consumidores seguros. Vamos aproveitar e continuar a fazer o nosso trabalho, ao nível micro, que bastantes frutos tem dado. Claro que temos algumas ideias estruturadas. É o nosso honesto e quotidiano contributo.
Numa perspetiva futura, a SARA HACCP estará dotada de todos os meios, humanos e tecnológicos, necessários para apoiar os nossos clientes, em termos da segurança alimentar. O setor enfrenta um conjunto de desafios que não divergem muito daqueles com que os setores, em geral, se debatem, a necessidade de as empresas e outros agentes económicos garantirem qualidade e segurança, mesmo quando a conjuntura apresenta muitos desafios e de conseguir trabalhar com a máxima eficiência, numa lógica de otimização do binómio custo-benefício e da sustentabilidade.
Para uma demonstração aceda aos planos SARA HACCP.
Fonte: Revista Business