Quando se trata de comer fora, a segurança dos alimentos é um requisito imprescindível para os consumidores. Os consumidores querem ter certeza de que os alimentos que estão a ser servidos são seguros para consumo e não colocam em risco a sua saúde. Quando os consumidores visitam um restaurante, eles esperam comer uma refeição deliciosa e de qualidade, mas esperam acima de tudo que os alimentos sejam seguros.
Com o setor alimentar mais competitivo do que nunca, uma forte liderança em segurança dos alimentos pode tornar-se um poderoso diferenciador da marca do seu restaurante. No entanto, para transformar com sucesso as práticas de segurança dos alimentos e de defesa alimentar em propostas de valor, as empresas voltadas para o consumidor devem aproveitar estrategicamente a transparência e elevar as suas práticas de segurança dos alimentos em toda a cadeia de abastecimento.
A marca de um restaurante é a sua identidade, é a maneira como um restaurante é percecionado pelo público e como este se diferencia dos seus concorrentes. A marca envolve tudo o que um restaurante faz para construir e manter a sua imagem e reputação. Isto inclui o design do logotipo, a decoração do restaurante, a qualidade do atendimento ao cliente e a forma como os alimentos são preparados e apresentados. Uma marca forte pode transmitir confiança e qualidade do restaurante, sendo que é fundamentar inclui aqui a segurança dos alimentos que serve aos seus clientes.
A segurança dos alimentos é uma parte crítica da marca de um restaurante. Os consumidores esperam que o restaurante esteja comprometido em fornecer alimentos seguros e de qualidade, o que inclui a forma como os alimentos são armazenados, preparados e servidos aos clientes. A higiene pessoal dos funcionários e a limpeza do ambiente é fundamental para a segurança dos alimentos processados. Um restaurante que assume um compromisso com a segurança dos alimentos deve estar disposto a implementar medidas rigorosas para garantir a segurança dos alimentos servidos aos seus clientes.
Todos os anos, em todo o mundo, alimentos não seguros causam 600 milhões de casos de doenças de origem alimentar e 420 000 mortes. Sabe-se também que 30% das mortes ocorrem em crianças com idade inferior a 5 anos. Estima-se igualmente que, a cada ano e em todo o
mundo, 33 milhões de anos de vidas saudáveis sejam perdidos devido à ingestão de alimentos inseguros. Crê-se ainda que estes números sejam provavelmente uma subestimação.
As doenças transmitidas pelos alimentos são evitáveis, sendo que a OMS (Organização Mundial de Saúde) tem um papel fundamental no âmbito da criação de ações coordenadas entre vários setores, a fim de construir sistemas nacionais de segurança dos alimentos fortes e resilientes e fornecer aos consumidores ferramentas para fazerem escolhas alimentares seguras. A segurança dos alimentos ainda recebe pouco foco das forças políticas, especialmente nos países em desenvolvimento e, por isso é essencial dispor de dados fiáveis sobre o fardo nacional real das doenças transmitidas pelos alimentos para chamar a atenção das comunidades e mobilizar as forças políticas e os recursos para combater as doenças transmitidas pelos alimentos.
Embora possa estar familiarizado com as suas práticas de segurança dos alimentos, transformá las num diferencial da marca significa compreender o consumidor final mais profundamente do que nunca. Pergunte a si mesmo se eles estão familiarizados com os regulamentos e a terminologia de segurança dos alimentos. Com quais aspetos da segurança dos alimentos eles mais se preocupam? O que eles gostariam de ver no seu estabelecimento?
Para que um restaurante possa construir uma marca forte em relação à segurança dos alimentos, é necessário seguir algumas práticas básicas, por isso deixamos-lhe cinco dicas que deve aplicar para desenvolver o potencial da sua marca.
Ao seguir estas práticas, um restaurante pode construir uma marca forte em relação à segurança dos alimentos.
A segurança dos alimentos é fundamental para a reputação de um restaurante. Ao construir uma marca forte em relação à segurança dos alimentos, um restaurante pode transmitir confiança e tranquilidade aos seus clientes. Os consumidores de hoje exigem produtos mais saudáveis e de maior qualidade, mas acima de tudo mais seguros. Não é de surpreender que as empresas voltadas para o consumidor que implementam estratégias de transparência na sua marca e marketing sejam as mais preparadas para construir uma relação de confiança, mas também o valor e a reputação da marca, o que pode traduzir-se numa maior quota de mercado a longo prazo. No entanto, para colher estes benefícios, o primeiro passo é tornar a sua cultura e processos de segurança dos alimentos eficazes.
A SARA HACCP é uma ferramenta tecnológica que pretende ajudar as empresas do setor alimentar a desmaterializar os processos e registos do HACCP.
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Este artigo foi escrito em parceria com a DIG-IN®
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Fonte (DIG-IN)