A intoxicação alimentar por Bacillus cereus
O Bacillus cereus produz toxinas e a contaminação dos alimentos pode ocorrer durante o processamento, armazenamento e distribuição, levando a intoxicações alimentares com duas síndromes distintas que podem causar dores abdominais e diarreia de 6 a 15 horas após ingestão dos alimentos.
Esteja ciente dos riscos relacionados ao Bacillus cereus. Saiba como proteger a saúde dos seus clientes, evitando intoxicações. Aprenda mais sobre os alimentos associados e os sintomas das síndromes emética e diarreica.
Bacillus cereus
- Anaeróbio facultativo;
- Formador de esporos;
- Produtor de toxinas;
- Pode ser encontrado disseminado no meio ambiente e pode ser isolado do solo e da vegetação.
Condições de Crescimento
- Temperatura ótima de crescimento entre 28 a 35°C, com uma temperatura mínima de crescimento de 4°C e um máximo de 48°C;
- Crescimento ocorre na gama de pH entre 4,9-9,3 e tolera concentrações salinas até 7,5%.
Vias de Contaminação
A contaminação por Bacillus cereus acontece durante:
- Manuseamento;
- Processamento;
- Armazenamento;
- Distribuição.
Alertas RASFF
- Desde 2020 foram emitidos 35 alertas RASFF associados a este agente patogénico em alimentos, desde vegetais, queijos, especiarias e refeições prontas.
Intoxicação por Bacillus cereus
- Síndrome Emética – toxina emética é produzida a partir do crescimento de B. cereus no alimento. A síndrome emética causa sintomas como náuseas e vómitos cujos sintomas ocorrem entre 30 minutos a 6h após o consumo do alimento contaminado. A esta estão associados alimentos com amido na sua composição, como os cereais, mas principalmente o arroz.
- Síndrome Diarreica – toxina diarreica é produzida no intestino delgado, após a ingestão de alimentos que tenham um número suficiente de células de B. cereus em sua composição. Os sintomas mais comuns são dores abdominais, diarreia e náuseas que podem ocorrer entre 6 a 15h após a ingestão do alimento contaminado. Os alimentos envolvidos na síndrome diarreica são vegetais crus e cozidos, produtos cárneos, pescado, massas, leite, gelado, pudins à base de amido, entre outros.
Proteja os seus clientes! Aprenda a identificar, evitar e preparar alimentos de maneira segura para evitar riscos de intoxicação alimentar por Bacillus cereus. A saúde dos seus clientes está em primeiro lugar!