Com a chegada da Páscoa é frequente o consumo de frutos secos, mas serão estes alimentos completamente seguros ou escondem alguns perigos que devemos conhecer?
Os produtos secos como os amendoins, os pistachios, as amêndoas entre outros são frequentes na nossa alimentação, mas podem esconder alguns perigos para a nossa saúde, como as aflatoxinas. (E são mais frequentes do que o que possamos imaginar.)
Algumas estirpes dos fungos do género Aspergillus, produzem toxinas, designadas: Aflatoxinas, que se desenvolvem em ambientes quentes e húmidos e podem ser produzidas no campo, no atraso de processos de secagem, mau armazenamento com humidade alta, durante o transporte, embalagem, e até no local de venda e ambiente doméstico.
Mas a melhor forma de as evitar, é através da prevenção!
Existem várias medidas que permitem reduzir e controlar o teor de aflatoxinas em alimentos, entre elas:
A SARA HACCP para além de uma ferramenta tecnológica que pretende ajudar as empresas do setor alimentar a desmaterializar os processos e registos do HACCP, também presta serviços de consultoria a empresas alimentares no apoio à implementação de sistemas de segurança alimentar, assim como colabora com outras empresas de prestação de serviços ao longo de todo o país.
Para uma demonstração aceda aos planos SARA HACCP.
Este artigo foi escrito em parceria com a ZOMATO®
Conheça a Zomato
Fonte (Zomato)