Da escrita, à ardósia, ao caderno, ao acetato, ao ritmo acelerado das novas tecnologias, novas aprendizagens, novas qualidades, novas competências e novos mundos dados ao mundo! As circunstâncias que vivemos mostram-nos a importância da capacidade de adaptação à mudança. A nível mundial, as consequências a longo prazo da pandemia da COVID-19 são ainda incertas e a realidade é, regra geral, maior e mais difícil do que o que imaginamos dela.
Há muito que algumas empresas se preparam para o trabalho remoto, o que nos permite maior flexibilidade de tempos, espaços e metodologias e ao mesmo tempo exige maior autonomia e capacidade de planeamento e organização das tarefas. Só assim é possível melhorar a gestão de tempo afeto às tarefas e otimizar recursos de trabalho. As empresas precisam de se abrir ao mundo, bem como às dinâmicas de trabalho, para responder com novas formas e soluções aos desafios e condicionantes que o mercado nos oferece.
A pandemia impulsionou uma aceleração da transição digital, levando as empresas a procurar ferramentas e métodos para ter a informação que necessitam em qualquer lugar. A tecnologia traz entre outras vantagens a da conectividade. Com colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros de negócio. E é este trabalho em rede que soluciona muitos dos processos e procedimentos arcaicos que já estão desajustados e desalinhados com as novas exigências do mercado. Todos nós reconhecemos hoje o potencial gigantesco do mundo digital. O recurso a plataformas online vem simplificar vários processos, nomeadamente os mais administrativos, substituindo o papel, os dossiers, os arquivos e os inúmeros ficheiros desconexos, tornando as tarefas do dia-à-dia mais fáceis e o trabalho mais fluído. Este novo normal exigiu claramente uma rápida adaptação e a tecnologia esteve de braço dado com as empresas, com os seus administradores e colaboradores, permitindo o desenvolvimento de novas estratégias e a colaboração de equipas, para continuar a vender, promover e entregar produtos ou serviços, sob novos moldes. O e-commerce, a automação de processos e monitorização de indicadores são desafios para o presente e a exigência tecnológica será cada vez maior e de alcance global. No entanto, é facto que a desigualdade social compromete este desenvolvimento.
A SARA HACCP procura chegar a todos os que procuram soluções para se adaptarem às exigências do seu meio. Surge como uma ferramenta tecnológica que pretende ajudar as empresas a desmaterializar os processos e registos e a apostar na automação. Reduz muitos custos associados à utilização de papel, dossiers, espaço de arquivo, e tempo. Permite maior envolvimento dos colaboradores e gestão de responsabilidades. Assim como permite implementar uma cultura de segurança alimentar de acordo com as mais recentes alterações ao Codex Alimentarius em 2020 e do Regulamento (CE) 852/2004, alterado pelo Regulamento (EU) 2021/382 de 3 de março de 2021. O acesso pode ser feito quer por computador, quer por telemóvel. Presa pela sua praticidade e facilidade de utilização, sem quaisquer perdas. Procura oferecer aos restaurantes, ao comércio alimentar, à indústria e às unidades de restauração coletiva uma gestão mais ágil dos processos inerentes ao sistema HACCP, numa cultura de desenvolvimento e crescimento permanente.